É natural que com o envelhecimento venham a redução de algumas funções do corpo, como a perda de memória e o esquecimento. Em pessoas com mais de 65 anos, isso é um processo normal, causado pela mudança no funcionamento dos neurônios, que passam a processar as informações de forma mais lenta. Situações comuns nesse caso são não lembrar mais os números de telefone, não saber onde guardou algo, esquecer compromissos ou nomes.
Já a perda de memória que decorre de doenças degenerativas que atingem o cérebro, como o mal de Alzheimer, precisa ser tratada com a devida importância. Os esquecimentos nesse caso são mais perceptíveis e afetam o dia-a-dia, como por exemplo esquecer o rosto de um parente próximo, não saber o endereço de casa ou não lembrar de momentos importantes de sua vida. Ainda não existem curas para essas doenças, porém pesquisas indicam que há relação entre hábitos e atividades e a prevenção do avanço dessas patologias. Vamos conhecer alguns deles agora!
Faça ginástica com seus neurônios
É simples: coloque os neurônios para trabalhar! A ginástica para o cérebro, também chamada de “neuróbica” (neurônio + aeróbica) é tudo que exercita o cérebro de uma forma diferente. Pode ser jogar palavras cruzadas ou xadrez, mas é muito mais que isso, é forçar a mente a sair dos padrões diários e fazer as coisas de formas diferentes. Por exemplo: escovar os dentes com a outra mão, fazer movimentos não sincronizados com os braços e pernas, aprender palavras novas, etc.
Faça ginástica com seus músculos também
Exercitar a mente é muito importante, mas é bom lembrar que tudo no nosso corpo está associado, nada funciona independentemente. Portanto, fazer exercícios físicos também é extremamente importante para evitar a perda de memória. As atividades melhoram a circulação e o fluxo sanguíneo, o que ajuda a proteger as células do cérebro. Mas não é só isso. As doenças degenerativas também podem estar ligadas a outras doenças, como hipertensão e diabetes, e se exercitar vai te ajudar a prevenir esses problemas.
Trate os distúrbios emocionais
Quando falamos de perda de memória, estamos falando da mente, e por isso temos que levar em conta também nossa saúde mental. Ansiedade, depressão, estresse e estafa podem prejudicar a memória, isso porque são problemas que afetam a capacidade de concentração e a retenção de informação. Ignorar os sintomas ou não dar a devida atenção pode levar à casos mais graves de doenças mentais, que podem deixar sequelas cerebrais permanentes.
Faça um check-up regularmente
Os sintomas de uma doença degenerativa podem aparecer de formas distintas, além de não se restringir a pessoas idosas. Fazer check-ups anuais é uma forma de garantir que sua saúde estará sempre em dia, além de descobrir a tempo eventuais problemas. Para isso, você pode ter um médico que sempre te acompanha e que já conheça seu histórico, seu comportamento, pré-disposições e particularidades.
Essas foram algumas dicas para você evitar a perda de memória e levar uma vida saudável!
fonte https://www.clinicasaojose.med.br/perda-de-memoria-saiba-como-evitar-o-esquecimento-e-as-doencas/